Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Economizando - Como se organizar...

Para a grande maioria das noivas o orçamento é a parte mais difícil e, como pra mim não é diferente, e eu permaneço desempregada - se Deus quiser isso muda logo - tenho que me organizar para ver onde posso economizar e pra saber exatamente como gastar. Não tem segredo, tem que anotar tudo que compra e quanto antes melhor! 
Quando comecei achei que era impossível e que ia sempre dar errada a conta mas, aos poucos, foi dando menos diferença e eu fui aprendendo a anotar tudo mesmo e técnicas para lembrar muito tempo depois. Minha primeira técnica foi, um caderninho para anotar tudo certinho e uma tabela no Excel (download aqui) ideias retiradas do Morando Sozinha. Ajudou muito e me fez enxergar a importância de anotar meus gastos e entender para onde estava indo o dinheiro, hoje consigo economizar muito mais. Além de ter mais consciência de quanto gastei no dia.

O Caderno

Quando resolvi adotar a ideia de um caderno para organizar minha vida e, principalmente, minhas finanças... pensei em fazer um como a Franciele e as leitoras dela fizeram. Mas, nas minhas andanças pelo centro da minha cidade natal (São Vicente/SP) achei esse que é pequenininho - ideal para colocar na bolsa - e já tem as divisórias de plástico e etc. Para facilitar minha vida, coloquei uma caneta daquelas que tem 4 cores em uma amarrada com um fio transparente desses de fazer biju que tem uma certa elasticidade. Assim eu não tinha desculpa para não anotar!


Eu colocava o nome do mês (cada um de uma das 3 outras cores disponíveis), o dia em que eu tinha gasto, o dinheiro e em que. Dá pra entender melhor na foto, né? Depois, no final do mês, passava para a planilha ai de cima que facilitava ainda mais a visualização dos gastos.
O que mudou:
  •  Percebi que gastava dinheiro demais (para a minha atual situação) comendo fora e resolvi me aprimorar em novas receitas para sair do todo dia a mesma coisa na cozinha - que faz qualquer um querer comer fora.
  • Nesse período também entrei na academia - que noiva não quer emagrecer? - e comecei a pensar melhor nas comidas que comprava no mercado: menos leite, pão, embutidos e chocolate e mais alimentos integrais, salada e frutas. Consegui emagrecer 4,5 kg, mas agora no inverno está meio difícil de ir na academia e me manter jantando salada, estou tentando pelo menos manter meu peso.
  • Passei a separar um dinheiro fixo para o casamento. Se eu não gasto comprando algo para os preparativos, coloco na poupança. E, se sobra alguma coisa no mês, vai pra poupança. Meu objetivo é tirar dinheiro só para pagar os contratos.
  • Percebi quanto dinheiro preciso para sobreviver e quanto gasto em coisas supérfluas. Como atualmente minha mãe e minha avó me ajudam a me manter aqui, sei quanto preciso ganhar de salário quando eu - finalmente - conseguir me empregar para me sustentar sozinha e para guardar uma graninha.
Um dos meus presentes de formatura foi um celular com Android, mas o que isso tem a ver? É que agora eu faço tudo isso através de um aplicativo para o celular. Chama-se Finanças. No início é meio complicado de entender como ele funciona, mas tem a facilidade de ele calcular seu saldo do mês sozinho e eu posso marcar direto no aplicativo assim que eu chego em casa todos os meus gastos. É tudo divido em categorias e você ainda pode criar suas próprias se preferir. Você pode ver gráficos e comparativos de gastos entre os outros meses. 
Esse foi o meu início de como poupar para o casamento, e vocês? Como fazem para poupar? Ou economizar?

5 comentários:

  1. Flor mas que blog mais lindo
    estou começando a organizar meu casamento agora o seu tem mtas dicas gostaria de te ver lá me acompanhando pra a gente trocar mta coisa
    me favorita?
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica da planilha...ate ja baixei,rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  3. otimas dicass
    economizar é sempre otimooo

    ResponderExcluir
  4. Oiii flor, tudo bem?

    Nossa, esse post veio na hora mais exata em minha vida! Essa noite nem dormi direito pensando como economizar para pagar os fornecedores que temos fechado para o casório. Vou me organizar com suas dicas e centralizar meus gastos.

    Adoreiiiii tudo que falou, vou até baixar esse aplicativo..rs

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Adoro ler os comentários de vocês!